segunda-feira, 18 de junho de 2007

Senhor Arnóbio

Dos apartamentos da coluna dos fundos, o do terceiro andar fica aprumado com minha janela. Ali mora um senhor idoso. Solitário. Eu o chamo Arnóbio. Óbvio que ele não sabe disso. Lembra-me um professor de história que tive na quinta ou sexta série. Lento. Metódico. Vive afastando os móveis da parede. Ajeitando os quadros. Parece que mantém a casa arrumada à espera de visitas. Visitas que nunca vêm. Ou visitas-fantasma. O senhor Arnóbio tem a cara muito enrugada. Aparência de que morrerá a qualquer momento. Dormindo. Num espirro. Praticamente troca de roupa só para sair com o cachorro, um puddle escandaloso. Ouço seus latidos daqui de cima. Às vezes, quando acordo cedo e saio para comprar pão, encontro o senhor Arnóbio. Ele não me conhece. Sequer suspeita que espreito sua intimidade. Seu caminhar zumbi me comove. O cachorro segue indiferente. Forçando a condição do dono.

13 comentários:

Gi disse...

Conheço alguns senhores e senhoras Arnóbio numa terra pequenina onde tenho uma casa de férias. A população é idosa e, se é motivo de agrado tratarem-me por menina, eu que já sou avó e me chamarem pelo diminuitivo que só alguns familiares ousam, pelo estatuto lhes é conferido :) entritece-me , e de que maneira, o saber que dentro em pouco desaparecerão. Sempre que lá vou dou pela falta de algum, que me cumprimentava, olhava para as buganvílias e dizia que as tinha que cortar em tal data ... cnhecemos e depois notamos as ausências. Um dia que o Sr. Arnóbio se vá, vais sentir uma lacuna na tua rotina .

Um beijinho
Gostei do texto

Teresa David disse...

Gosto bastante das histórias do quotidiano, sejam realidade ou ficção, logo deu-me prazer ler estes "voyeures" apontamentos.
Bjs
TD

*Um Momento* disse...

Gostei do Sr Arnóbio (",)

Anônimo disse...

Obg. pela visitinha, volta sempre.

Adorei o Sr. Arnóbio e do texto é claro.

Beijo e Boa Semana

Fay van Gelder disse...

Obg. pela visitinha, volta sempre.

Adorei o Sr. Arnóbio e do texto é claro.

Beijo e Boa Semana

Frankie disse...

Conheço uns quantos senhores Anórbios... Gostei da descrição pelo realismo...

Um beijo*

Rosa dos Ventos disse...

Há Srs. Arnóbios em todo o lado mas sobretudo nas grandes cidades!
Esse ainda sai à rua com o seu cão...

Pepe Luigi disse...

Belo apontamento do quotidiano pausadamente descrito.

Espirito da Lua disse...

Gostei ,,, esta muito giro;)

Bj Lua

Chellot disse...

A sensação que tenho é que esse senhor perdeu o viço, a alegria de viver e simplesmente aguarda sua hora.

Beijos de Sol e de Lua.

Carla Martins disse...

Parabens pelo blog

Cris disse...

O Sr. Arnóbio é uma figura interesante, e neste texto, descrita com bastante realismo...

Gostei, voltarei.

Beijinhos
Cris

NARNIA disse...

Ternurento!!!